sábado, 31 de julho de 2010

Lição de Casa


Qual a importância da lição de casa? Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da sala de aula? É mesmo fundamental haver lição de casa todos os dias? Como os pais devem ajudar nas tarefas? O que fazer quando o estudante tem dificuldade para fazer os exercícios propostos pelos professores? Essas são algumas dúvidas que atormentam tanto os estudantes quanto seus pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto sempre controverso, pois escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa – também chamado de dever de casa ou tarefa de casa.

"As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam mais dificuldades."

"O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância",

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Recreio nas férias

Venha você também participar do:


De 12 a 16 de julho
Na Escola Municipal João Duarte
Ameixas - PE

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Livros que utilizo

Esses são os principais livros que utilizo para dar as aulas de reforço:


Dia a dia do professor - datas comemorativas, projetos e murais
Brincando com as palavras - 4º ano
Vamos trabalhar integrado - 1º ANO
Viver e aprender: Português - 3º ano
Primeiros degraus: Português - 1º ano
Aquarela do saber integrado - 1º ano
Eu gosto de ler e escrever: português - 1º ano
Eu gosto de português - 3º ano
Eu gosto de matemática - 3º ano
A maneira lúdica de ensinar integrado - 5º ano

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Projeto para Volta as Aulas



Projeto de Leitura







Objetivos

-Criar nos alunos o hábito da leitura por meio do contato com histórias infantis.
-Mostrar para a criança a importância de saber ler e suas utilidades no dia-dia.
-Possibilitar um ambiente prazeroso para a leitura.
-Proporcionar pela socialização produções de textos orais junto aos colegas.


Temas Transversais

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

Saúde:
importância da conservação da saúde mental.

Pluralidade Cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha.
Literatura e tradição: línguas, dialetos e variações lingüísticas.

Material a ser utilizado
-Duas carteiras (mesas) e cadeiras.
-Papel colorido para forrar as mesas.
-Livros infantis variados. Alguns alunos podem trazer livros de casa ou da biblioteca da escola, como: livros infantis, gibis, dois ou três livros de Geografia, Português, História ou Matemática.
-Uma colcha ou um tapete para o cantinho da leitura, onde os alunos se sentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.
-A parede do cantinho da leitura pode ser decorada, com personagens infantis, recortados ou desenhados, ou de acordo com o material disponível.

Procedimentos

Etapas

Fazer um debate com os alunos sobre a importância de saber ler e a sua utilidade no dia-dia.

Mostrar para que serve o cantinho de leitura e como deve ser a sua organização. O cantinho da leitura pode ser montado no início do ano letivo, mesmo que as crianças ainda não saibam ler nem escrever.

Separar duas carteiras e cadeiras em um cantinho da sala. Pode forrar as mesas, para ficar mais aconchegante e estimulante.

Colocar em cima das mesas livros infantis variados, livros que os alunos tragam de casa ou da biblioteca, livros infantis que possam ficar na sua sala até o final do ano letivo. Expor também gibis, livros didáticos de Geografia, História, Português e Matemática, para que os alunos possam usá-los sempre que discriminarem as atividades pedidas pelo livro.

O professor pode recortar de livros pequenas leituras interessantes, plastificá-las e colocá-las no cantinho.

Levar uma colcha ou tapete para ficar ao lado do cantinho da leitura, para que os alunos se assentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.

Decorar a parede do cantinho da leitura com personagens infantis recortados ou desenhados, ou de acordo com o material de acesso.

Os alunos vão para o cantinho quando terminam as atividades ou sempre que houver possibilidade. O cantinho também pode ser usado para as rodinhas de bate-papo e também para cantar as músicas do início da aula e até para realizar dinâmicas.

Exposição
Organizar uma exposição dos trabalhos dos alunos.

Copa do Mundo 2010 - Brasil


Fim de copa para o BRASIL!

Com apenas quatro chutes na direção do gol defendido por Júlio Cesar, a Holanda derrotou o Brasil por 2 a 1 nessa sexta-feira em Porto Elizabeth e classificou-se à semifinal da Copa doMundo da África do Sul. No total, a Laranja Mecânica arriscou dez finalizações. O Brasil, por sua vez, tentou 15 chutes a gol, mas também só acertou quatro na meta de Stekelenburg. Além do gol marcado por Robinho, a seleção de Dunga acertou o alvo com Kaká,Daniel Alves e Felipe Melo. Apesar das reclamações dos jogadores de brasileiros das faltas cometida pela Laranja Mecânica, o árbitro japonês Yuichi Nishimura assinalou o mesmo número de infrações para cada equipe, 20. AHolanda recebeu quatro cartões amarelos e o Brasil um cartão amarelo e um vermelho. As estatísticas de posse de bola atestam também para o equilíbrio do confronto disputado noNelson Mandela Bay Stadium. A equipe europeia dominou a bola em 51% da partida, contra 49% dos comandados de Dunga. Foram oito escanteios para o Brasil e apenas quatro para a Holanda. Em número de impedimentos as equipes se equivalem. Cada um dos times foi flagrado duas vezes em posição irregular no ataque. Em um desses lances, aos sete minutos do primeiro tempo, DanielAlves invadiu a área e tocou para Robinho marcar, mas o árbitro já assinalava impedimento do meia.