terça-feira, 29 de junho de 2010

Estamos de FÉRIAS!!!! - Cuidados


Viagem de férias é sempre muito esperada e divertida! Para que não ocorra nenhum imprevisto é necessário e indicado que se tomem algumas medidas de prevenção e segurança na residência da família, que ficará vazia durante um tempo.

O Comitê Gestor de Segurança organizou algumas dicas e atitudes preventivas que podem favorecer uma viagem tranqüila ao deixar sua residência.

No caso de residências que possuam sistema de segurança, todos os equipamentos devem ser testados para garantir o funcionamento. Empregados devem ser orientados sobre como ativar e desativar os alarmes e, ainda, sobre eventuais atitudes que devem tomar em caso de ocorrência. Quem mora em condomínios (horizontal ou vertical) não deve deixar as chaves na portaria.

Para que o acúmulo de jornais e revistas na frente da casa não demonstre que o imóvel está vazio, o ideal é que a entrega seja suspensa ou que algum vizinho recolha toda a correspondência.

Equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos como computador, DVD, televisor e forno de microondas devem ser desligados da tomada para economizar energia e evitar problemas de curto-circuito e de descarga elétrica. Gás, fogão e aquecedores também devem ser desligados.

Luzes acesas ininterruptamente, especialmente as externas, contribuem para indicar que o imóvel está vazio. Em caso de viagem longa, peça a um parente ou pessoa de muita confiança que passe no imóvel algumas vezes, se possível em horários distintos a cada dia, para checar trancas, portas e janelas e deixe telefones de contato com empregados, parentes e pessoas próximas para ser avisado em caso de qualquer ocorrência.

Se você deixar um cachorro para cuidar do local, é recomendado que ele seja treinado para não comer alimentos jogados no pátio por estranhos.

A Polícia Militar oferece o serviço da Ronda Programada, uma opção a mais de segurança e prevenção para a sua viagem de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário