sexta-feira, 2 de julho de 2010

Projeto para Volta as Aulas



Projeto de Leitura







Objetivos

-Criar nos alunos o hábito da leitura por meio do contato com histórias infantis.
-Mostrar para a criança a importância de saber ler e suas utilidades no dia-dia.
-Possibilitar um ambiente prazeroso para a leitura.
-Proporcionar pela socialização produções de textos orais junto aos colegas.


Temas Transversais

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

Saúde:
importância da conservação da saúde mental.

Pluralidade Cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha.
Literatura e tradição: línguas, dialetos e variações lingüísticas.

Material a ser utilizado
-Duas carteiras (mesas) e cadeiras.
-Papel colorido para forrar as mesas.
-Livros infantis variados. Alguns alunos podem trazer livros de casa ou da biblioteca da escola, como: livros infantis, gibis, dois ou três livros de Geografia, Português, História ou Matemática.
-Uma colcha ou um tapete para o cantinho da leitura, onde os alunos se sentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.
-A parede do cantinho da leitura pode ser decorada, com personagens infantis, recortados ou desenhados, ou de acordo com o material disponível.

Procedimentos

Etapas

Fazer um debate com os alunos sobre a importância de saber ler e a sua utilidade no dia-dia.

Mostrar para que serve o cantinho de leitura e como deve ser a sua organização. O cantinho da leitura pode ser montado no início do ano letivo, mesmo que as crianças ainda não saibam ler nem escrever.

Separar duas carteiras e cadeiras em um cantinho da sala. Pode forrar as mesas, para ficar mais aconchegante e estimulante.

Colocar em cima das mesas livros infantis variados, livros que os alunos tragam de casa ou da biblioteca, livros infantis que possam ficar na sua sala até o final do ano letivo. Expor também gibis, livros didáticos de Geografia, História, Português e Matemática, para que os alunos possam usá-los sempre que discriminarem as atividades pedidas pelo livro.

O professor pode recortar de livros pequenas leituras interessantes, plastificá-las e colocá-las no cantinho.

Levar uma colcha ou tapete para ficar ao lado do cantinho da leitura, para que os alunos se assentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.

Decorar a parede do cantinho da leitura com personagens infantis recortados ou desenhados, ou de acordo com o material de acesso.

Os alunos vão para o cantinho quando terminam as atividades ou sempre que houver possibilidade. O cantinho também pode ser usado para as rodinhas de bate-papo e também para cantar as músicas do início da aula e até para realizar dinâmicas.

Exposição
Organizar uma exposição dos trabalhos dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário